casa de encontro (2002)

photography

UM OLHAR SOBRE A CASA DE ENCONTRO

Conheci uma antiga “casa de encontro” (casa de prostituição) aqui em Salvador. Antigamente, este tipo de casa era muito frequentado por marinheiros, que desembarcavam no porto de Salvador. Assim que eles chegavam no porto, iam direto para os bregas da Ladeira da Conceição e Ladeira da Montanha, cidade baixa de Salvador para “encontrar” com as prostitutas.  Com o passar do tempo, casas mais modernas foram surgindo em outras áreas da cidade, fazendo com que essas antigas casas perdessem seu brilho e, com ele, boa parte de seus clientes. 

Por outro lado, a radiola continua tocando forró e música brega nas “alturas”, para animar e/ou acalentar os seus “fiéis” clientes. E sobre este embalo, guiados pelos corpos destas profissionais, estes homens vêm e vão, em encontros imediatos e objetivos. Entram, viajam neste ambiente e retornam a sua vida pura e simplesmente. 

Fiquei interessado por essas antigas casas de prostituição, conhecido popularmente como bregas, devido as marcas de sua história, muito bem representadas pelos seus casarios imponentes e decadentes. Uma história contada nas paredes e/ou nos olhos, rostos, costas, peitos, pernas, bundas... de suas cansadas moradoras. 

Meu estilo fotográfico busca trabalhar as cores e o jogo de pouca luz e sombra, que brincam com ambiente da vida cotidiana. Neste trabalho exploro bastante as cores Vermelha, Azul, e Verde,  muito vivas nos objetos, bichos, cantos e recantos, nas paredes rachadas e rabiscadas destes casarios. Retrato também o movimento das prostitutas em suas atividades cotidianas, movimento de corpos tão castigados pelo tempo. Corpos que contam muitas estórias. Corpos negros, morenos, brancos, índios; corpos magros, gordos; corpos jovens, velhos  corpos travestidos… Então, venho fotografando este ambiente há mais de 10 anos, e tentando entender um pouco deste universo de imagens fotográficas.


hirosuke kitamura 2007



サルヴァドールの中心街に長年存在していた娼婦の館は、港に着いた船乗り達の憩いの場だった。彼らは、酒場でジュークボックスの音楽に合わせて娼婦たちと楽しく飲み踊り、時には奥の部屋で彼女たちと一時の快楽を共有していた。昔は坂道にたくさんの館が並んでおり、伝説的な名物女将や物語も存在していたと聞かれる。 映画や絵画、音楽や小説などを通じて娼婦の館の怪しい魅力に引かれた私は、2000年からカメラを持って訪れるようになった。そこでは様々な理由で流れ着いた女性たちが、生きるために共同生活を送りながら客を待っていた。時の流れで、建物は年季が入り、口紅で書かれた落書きのある壁はひび割れや体液が染みこみ、退廃的な雰囲気が漂うとともにそこで繰り広げられた物語(ノスタルジー)を無言に語る。様々な身体と関係を重ねることで、疲労し傷を負った肉体の動きは闇と光の谷間に徐々に侵食されていくように見える。私はそこに「侘び寂び」といった滅びゆく美学を感じた。しかし、年老いた女将たちは次々と亡くなり、政府の都市再開発によって老朽化した館は潰されていき、現在ではその姿を見ることができない。ここに紹介する限られたイメージと訪れていた人たちの記憶だけが唯一残されている。


北村欧介 2007